.fasdfsafsaf

Ações 2018

O COINCO disponibiliza as seus entes consorciados as instalações apropriadas para receberem os resíduos sólidos, que são compactados no terreno, conforme autorização dos órgãos ambientais e atendendo as exigências das agências reguladoras e a Lei nº 12.305/10.

Uma delas diz respeito ao revestimento do aterro de tal forma que quando a chuva caia formando a lixívia, as substâncias químicas que se agregam pela decomposição do lixo não possam penetrar na terra e causar danos a fontes de água por exemplo. Após ter seu limite preenchido é necessário lacrar com plástico e cobrir com terra. Para finalizar o processo há o cultivo de plantas nesse solo para que sejam reduzidos os impactos ambientais.

Os aterros sanitários têm baixo custo e grande capacidade e são a forma de tratamento mais comum em todo o mundo.

Triagem dos Recicláveis


O lixo pode ser dividido em orgânico e reciclável, sendo que o último pode ser reaproveitado não precisando se acumular no montante de lixo descartado. O material reciclado é separado sendo então destinado a empresas que é responsáveis pelo seu tratamento. Por meio desse processo o material reciclável retorna para a cadeia produtiva contribuindo também para a formação de um amplo mercado de trabalho. Dentre os materiais que podem ser reciclados destacamos as latas de alumínio, garrafas PET, papel, vidro, papel jornal, sacos plásticos entre outros

Assessoria

Articular os municípios consorciados em seus interesses no tocante a destinação para o lixo produzido pelo homem, visando melhor qualidade nos serviços e redução de custos.

Palestras e visitas ao Aterro Sanitário com fins didáticos

Apresentação que oferece informação a respeito da correta destinação do lixo, bem como sobre vários outros tópicos relacionados ao assunto, tais como: Operação do aterro sanitário, geração de lixo e limpeza urbana; tipos de lixo a serem aterrados ou reciclados. O conhecimento é o primeiro passo para começar mudanças de hábitos e conscientizar sobre o direito à qualidade de vida.

Tomazini