.fasdfsafsaf

Institucional

No ano de 1999 o Ministério Público do Estado de Santa Catarina firma com os Municípios Catarinenses um Termo de Ajustamento e Conduta o qual exige eliminar os lixões a céu aberto dos municípios e recuperaras áreas degradadas.

A partir deste momento é criado o Consórcio Intermunicipal do Contestado, inicialmente composto por 05 (cinco) municípios (Brunópolis, Curitibanos, Frei Rogério, Ponte Alta do Norte e São Cristóvão do Sul. Fundado em 04/10/2001, na forma de Consórcio Público de Direto Privado, teve como objetivo a destinação final dos Resíduos Sólidos Urbanos.

Nos quatro primeiros anos do COINCO, além da estruturação legal e funcional, nossas ações foram voltadas simultaneamente à implantação do Aterro e recuperação das áreas degradadas dos antigos lixões.

Juntamente com a implantação e recuperação do Aterro Sanitário em todos os municípios consorciados iniciou-se o programa de educação ambiental através de palestras no educandário e sociedade engajada e também programa de incentivo na formação de Associação de Catadores.

Em 2005 instalamos a Usina de Triagem. A partir desse momento, todos os resíduos recebidos no aterro passaram a ser separados, destinando-se ao aterramento somente o material rejeitado. Ação que aumentou a vida útil do aterro em mais de 40%.

No ano de 2005, ingressaram no Consórcio os municípios de Ponte Alta e Santa Cecília, passando a 07 (sete) os entes consorciados.

Em dezembro de 2006, o Consórcio foi transformado de Privado para Público estando desde então adequado à Lei dos Consórcios (11.107/2005).

No segundo semestre de 2011, a Assembléia de Prefeitos e as Câmaras Municipais dos municípios consorciados, autorizaram o ingresso de mais dois municípios (Monte Carlo e Lebon Régis), passando o COINCO a ser composto por 09 (nove) municípios: Brunópolis, Curitibanos, Frei Rogério, Monte Carlo, Lebon Régis, Ponte Alta, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília e São Cristóvão do Sul com uma população total de 92.237 habitantes, segundo o último levantamento do IBGE e com um recebimento aproximado de 1.200 toneladas de resíduos por mês.

O trabalho desenvolvido pelo COINCO resultou o 2º lugar entre os melhores aterros sanitários do Estado em 2016, segundo índice de competitividade do Ministério das Cidades.

Tomazini